sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Wallon

A última atualização referente à série de postagens aqui mencionada, hoje falarei de Wallon. Enjoy!


Vygotsky: Suas teorias e a escola de Zagorsk

Continuando a minha sessão de postagens que foi mencionada aqui, hoje o estudioso é Lev Vygotsky, o meu favorito entre os quatro que vimos esse semestre (embora para mim, cujo foco é nos adultos, EJA, terceira idade e afins, Paulo Freire ainda seja o melhor, mas como não o vimos...). Hoje trago um paralelo entre as teorias dele e o documentário As Borboletas de Zagorsk, que pode ser visto nesse link aqui. Até mais!


Piaget - Estágios, (Des)Equilíbrio, Assimilação.

Seguindo a ordem mencionada na postagem anterior. vamos ver agora Piaget.


Comportamentalismo - Um Resumo

Hum. Boa tarde.

A ideia do blog é reunir tudo que produzimos nesse semestre. Eu produzi quatro textos, sobre os quatro clichês das licenciaturas: Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon. Vou postar na ordem que eu escrevi sobre eles e suas teorias. Hoje a gente começa com Skinner. Caso se interesse por ele, é só clicar pra ler.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Os estágios de desenvolvimento de Wallon para uma educação eficaz

Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962) foi um filósofo, psicólogo, neuropsiquiatra, professor e político francês, reconhecido simultaneamente no campo da política marxista e na psicologia do desenvolvimento. Dentro da psicopedagogia, desenvolveu sua teoria das etapas da personalidade da criança, considerando fatores sociais e emocionais como relevantes à apendizagem.

Desde a fase intra-uterina, a criança pode responder a estímulos do meio externo, ainda que de forma sutil. Mesmo depois do nascimento, a dependência da mãe prevalece, sobretudo emocionalmente. A ligação afetiva é muito importante para o desenvolvimento.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Apresentação

Sejam bem-vindos!

Nosso blog foi impulsionado pela necessidade de reunir textos referentes à disciplina Fundamentos de Desenvolvimento e Aprendizagem (FDA) de forma que fiquem acessíveis. Esperamos, no entanto, utilizar deste espaço para agrupar reflexões pertinentes ao curso de licenciatura: formação de professores, metodologias de ensino de línguas estrangeiras e literatura, entre outras áreas de nosso interesse.

Temos como foco expor as demandas de professores com ou sem formação acadêmica, graduandos em licenciatura e alunos de línguas estrangeiras e literatura. 

Atenciosamente,
Carolina e Driele